segunda-feira, 12 de abril de 2010

Filmes dos bons!

"Law Abiding Citizen", em Tuga... "Um Cidadão Exemplar".
Ora ai está o meu primeiro post sobre "mouves". Sentei-me em frente ao ecrã para ver este filme e confesso que fiquei "preso á cadeira"!
Numa pequena sinopse, Clyde Shelton (Gerard Butler) vê a sua mulher e filha serem brutalmente assassinadas durante uma invasão á sua casa. Os assassinos são detidos e o bem sucedido procurador Nick Rice (Jamie Foxx), é obrigado a oferecer a um dos suspeitos uma sentença leve em troca do testemunho contra o seu cúmplice. Clyde não aceita ver o assassino de sua mulher e filha à solta e decide fazer justiça pelas próprias mãos, não contra alguém, mas contra o débil sistema de justiça que o rodeia. O seu plano tem tanto de maquiavélico como de inteligente e até da sua cela consegue planear e executar uma serie de assassinatos imprevisíveis e violentos. Pelo meio Nick tem a difícil tarefa de compor o sistema de justiça que falhou... ou continuarão a existir mortes!
O filme é de uma envolvência extrema, logo nos primeiros minutos somos presenteados com muitos detalhes no brutal assassinato da família de Clyde e a partir dai não mais os olhos "descolam". Não fosse o final terrivelmente previsível e teria ficado de boca aberta ate ao último segundo.
Muito boa é a interpretação de Gerard Butler onde encarna um homem completamente cego de vingança... sem darmos por isso, estamos a torcer pelo homem que mata sem qualquer escrúpulo só para provar o seu ponto de vista. Ai é preponderante a paixão, a raiva, o calculismo ou mesmo a brutalidade investida em algumas cenas.
Não é um filme perfeito, como já referi falha até em alguns momentos cruciais! Desilude pela falta de coragem para levar a mensagem até ao fim, optando antes por uma abordagem moralista sem dúvida demasiado démode.
Mas se não fosse esse pequeno espinho seria talvez o melhor thriller policial depois do emocionante e requintado Se7en que é para mim a referência neste tipo, ainda assim é muito bom e recomenda-se!!!

0 Perspectiva(s):

Novo Comentário